sábado, 19 de setembro de 2009


TOXOPLASMOSE

É uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Para completar seu ciclo de vida, o toxoplasma, precisa passar por um hospedeiro intermediário, mamíferos e aves em geral, e por um hospedeiro definitivo, o gato. É apenas no intestino dos felinos que ele consegue produzir seus oocistos (ovos), que é a forma infecciosa da doença.

É por esse motivo que a Toxoplasmose é chamada de “doenças dos gatos”, embora seja pouco provável que os gatos domésticos sejam responsáveis pela transmissão direta da doença, segundo pesquisas, apenas 1% da população felina esta contaminada.

Alguns gatos podem ter a doença desde o seu nascimento, porém sem manifestar sinais clínicos, ele somente irá transmitir a doença se tiver uma queda imunológica.

Quando infectado, o gato eliminara os protozoários pelas fezes, depois de excretados, os oocistos levam um e quatro dias, para ficarem contagiosos.

Não há relatos de transmissão pela lambedura ou arranhadura dos bichanos, o protozoário é eliminado somente pelas fezes

Quando o assunto é gravidez e toxoplasmose, o gato costuma ser apontado como o principal vilão, porém a grande vilã dessa história é a ignorância que cerca a questão e não o convívio com os bichanos.

Alguns cuidados necessários para gestantes:

* exames de fezes nos animais para saber se eles estão contaminados é um bom começo.

*lavar bem as mãos antes de mexer com alimentos.

*lavar bem frutas,verduras e legumes crus.

*não comer carne mal passada ou crua.

*limpar a caixa de areia diariamente, deixe que outra pessoa faça isso, caso tenha que limpar você mesma, use luvas.

*Evitar que o bichano durma em sua cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário