segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

PSICOLOGIA DO GATO

Pesquisas feitas com vários gatos permitiram identificar cinco categorias de gatos.

Cada uma delas corresponde a um tipo de característica ligada às experiências precoce dos gatinhos.


Portanto se o gato é estimulado desde o nascimento a conviver com outros animais, com seres humanos, é capaz de enfrentar melhor as modificações importantes de sua vida.


Se ao contrario, ele viver num ambiente monótono tendo com companhia a mãe e os gatos de sua ninhada, será mais difícil para ele se adaptar a novas situações.





GATOS VIGILANTES:

Sempre em alerta, os gatos desse tipo reagem ao menor estímulo e exploram todo elemento novo. Eles são capazes de enfrentar mudanças importantes em seu ambiente.





GATOS SOCIÁVEIS:


Eles procuram a companhia e o contato com pessoas, e preferem os sofás e as almofadas às arvores e o mato. Em geral, eles são emocionalmente dependentes de seus donos.




GATOS QUE TEMEM PESSOAS:


Esses gatos evitam até mesmo o contato visual com os seres humanos, e têm pavor de serem capturados. A manipulação deles pelo homem provoca diarréias, micções, vômitos até desmaio.





GATOS AGRESSIVOS COM O HOMEM:

Eles também têm medo das pessoas e evitam qualquer forma de contato, mas quando uma pessoa se aproxima, em vez de fugirem, assumem uma série de posturas de intimidação que podem chegar à agressão física.




GATOS HIPER-REATIVOS:


Eles se diferenciam dos gatos vigilantes pela incapacidade de administrar qualquer mudança no ambiente. Em permanente estado de alerta, os gatos com esse tipo de comportamento reagem violentamente a qualquer perturbação em seu meio, seja pela agressão contra o elemento invasor, seja pela fuga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário