quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DESCRIÇÃO DAS DOENÇAS PREVENIDAS PELA VACINAÇÃO
RINOTRAQUEÍTE

A Rinotraqueíte ou gripe do gato é uma grave doença que ataca o aparelho respiratório.
É transmitido por contato direto de gatos infectados a gatos com baixa imunidade, geralmente filhotes. Gatos recém-nascidos possuem anticorpos maternos que os protegem da infecção, mas à medida que eles começam a perder essa imunidade, tornam-se altamente suscetíveis.
Período de Incubação, normalmente de dois a seis dias.
Os primeiros sintomas que aparecem são uma crise de espirros, conjuntivite, febre e depressão. Os gatos passam a respirar pela boca devido à obstrução das narinas.


CALICIVIROSE

Causa uma variedade de sintomas semelhantes a Rinotraqueíte.
O período de incubação do vírus é de 7 a 15 dias. A doença manifesta-se com úlceras no interior da boca.
Como consequência desta ulceração, que por vezes também afeta a língua, o animal perde o apetite e torna-se muito difícil a sua alimentação, pode apresentar febre e corrimento nasal.


PANLEUCOPENIA

Panleucopenia é uma diminuição muito acentuada do número dos leucócitos (glóbulos brancos), responsáveis pela defesa do organismo.
A transmissão ocorre diretamente pelas fezes e urina de animais infectados, ou indiretamente através de locais contaminados
Os sintomas incluem: febre, depressão profunda, perda de apetite, debilitação, vômitos, diarréia (com aspecto mucoso podendo conter estrias de sangue) e desidratação, podem apresentar ainda convulsões e tremores, ulcerações principalmente nos bordos da língua, e em gatas gestantes pode provocar aborto.


CLAMIDIOSE

É uma infecção respiratória, que afeta mais os olhos do animal, causando conjuntivite e rinite, é uma Zoonose, pois pode ser transmitida para humanos.
Clamidiose é transmitida de um gato infectado a outro por contato direto ou pelo contato com secreções infectadas. Gatas prenhes infectadas também podem transmitir a bactéria a seus filhotes recém-nascidos.Sintomas: piscam excessivamente, tem corrimento nasal e ocular, olhos vermelhos, espirros e tosse. O corrimento ocular pode ser aquoso ou purulento e os sintomas podem durar mais de um mês.podem apresentar recaídas 10 a 14 dias depois de uma aparente recuperação, com sintomas leves que podem durar de duas a quatro semanas. Os animais que se recuperam podem manifestar a doença sempre que tiverem uma queda de resistênciaO tratamento, é feito através de pomadas oftálmicas que devem ser aplicadas em média 6 vezes ao dia durante no mínimo 10 dias.

LEUCEMIA VIRAL FELINA

A leucemia viral felina é causada por um retrovírus (FeLV) que pode causar imunossupressão, câncer, leucemia e anemia grave. O vírus tem a capacidade de causar infecção latente, ou seja, pode ficar “escondido” nas células do animal por muitos anos sem se manifestarem
O vírus é transmitido através contato direto, através do compartilhamento de água e de comida, gatas podem transmitir através da placenta ou da amamentação.
Quando diagnosticado no início a chance de cura é maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário